5 sinais de que você está se autossabotando

5 sinais de que você está se autossabotando

O principal sinal de que você está se autossabotando é o fato de sentir que quase nunca consegue atingir o que se propõe. Em muitos desses casos, é você mesmo quem projeta os obstáculos que acabam impedindo o avanço.

Você saberia identificar os sinais de que está se autossabotando no seu dia a dia?

Em algum momento, todos nós já nos autossabotamos, mesmo sabendo que estávamos fazendo isso. No entanto, esta não é a regra. O mais comum é agirmos contra os nossos interesses sem termos consciência disso, realizando comportamentos que, à primeira vista, parecem razoáveis.

O principal sintoma de que você está se autossabotando é lógico: a cada passo que você dá, se distancia dos seus objetivos. Você pergunta o motivo e não sabe como identificar um porquê convincente.

Parece que sempre há “alguma coisa” que o impede de chegar ao destino que você marcou no roteiro.

As pessoas se autossabotam por várias razões. Às vezes, por medo do sucesso ou por pensar não merecê-lo. Há também casos em que você não se identifica com os objetivos propostos, e por isso, inconscientemente, busca uma maneira de não alcançá-los.

“Tanto se você acredita que pode ou não, você tem razão”.
-Henry Ford-

Indícios de que você está se autossabotando

Mulher se autossabotando

1. Você quer fazer tudo sozinho

São muitas as pessoas que pensam que não podem confiar em ninguém ao seu redor para realizar uma determinada tarefa. Desse grupo, há outro menor que pensa que as tarefas que cumprem com essa condição são muitas.

Dessa forma, ao não confiar em ninguémacabam assumindo responsabilidades que não lhes correspondem ou que poderiam delegar ou compartilhar.

Há um provérbio africano que diz: Talvez sozinhos possamos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe“. 

Realmente pode haver tarefas que ninguém seja capaz de fazer no mesmo nível que você, mas se você não lhes der uma oportunidade, eles não terão o momento de provar o contrário, ou de aprender e estar preparados para fazê-la no futuro.

2. Você acha que está sempre certo

Este é um sinal associado ao anterior. Tem a ver com a impossibilidade de encontrar o lado positivo ou a razão nos pontos de vista que os outros defendem. Talvez você sinta que está sempre certo porque, lá no fundo, está. Em seus termos, sempre será você quem estará certo.

Para ver os pontos de vista de outras pessoas, é necessário romper com esses esquemas rígidos. Se você julgar tudo com um critério predeterminado, obviamente, aos seus olhos, ninguém mais estará certo.

Essa atitude vai privá-lo das valiosas contribuições que os outros podem fazer a partir de outra perspectiva. Ao mesmo tempo, isso atrapalha o seu progresso, porque você só vê uma parte do panorama.

3. Você deixa muitas tarefas inacabadas

Este é um sinal claro de que você está se autossabotando. Certamente você é capaz de encontrar um motivo para ter deixado muitos projetos inacabados. Em outras palavras, não é complicado racionalizar a tendência ao abandono.

Essa tendência de deixar tudo pela metade afeta os seus objetivos. Não só porque você não alcança a meta indicada, mas porque todas essas pendências e ciclos não fechados normalizam a atitude e tornam as tentações futuras mais fortes.

4. Você não admite ou valoriza suas conquistas

Talvez você sinta que não tem o direito de triunfar, de ter sucesso. Por essa razão, você mesmo se esforça para reverter as correntes que o levam ao sucesso.

Você faz isso através da forma como interpreta seus avanços e suas conquistas. Quando você atinge um objetivo, você o desmerece, descartando assim o reforçador/motivador que leva implícito.

É como se sentisse que só é capaz de alcançar algo porque esse algo não tem valor. Se tivesse, então não teria conseguido. Isso cria um círculo vicioso: você é o agressor e, ao mesmo tempo, a vítima. Esse tipo de comportamento apenas satisfaz os impulsos neuróticos.

Homem pensando na sua vida

5. Vitimização, um sinal de que você está se autossabotando

Às vezes impedimos nosso crescimento recorrendo à vitimização. O que se pode pedir a alguém que não tem “x” coisa, ou que carece de “y” habilidade, ou que não conta com um recurso “z”? Nos escondemos atrás dos nossos defeitos e das nossas limitações para não sair da nossa zona de conforto.

A vitimização é uma estratégia para justificar a estagnação. Quem se vitimiza procura desculpas em vez de motivos. Isso não é feito conscientemente, mas de maneira totalmente inconsciente.

Muitas vezes são obtidos benefícios secundários, como a sensação de segurança, e é por isso que esses tipos de comportamento são mantidos.

O importante de estar ciente desses sinais de que você está se autossabotando é que talvez eles possam lhe dar pistas sobre as razões pelas quais você não consegue o que deseja.

Tornar-se ciente desses comportamentos que vão contra você pode ser um bom ponto de partida para viver uma vida mais plena.

FONTE: https://amenteemaravilhosa.com.br/5-sinais-de-que-voce-esta-se-autossabotando/