Tanatopraxia é a higienização e conservação do corpo após o óbito com produtos líquidos específicos, com objetivo de recompor a aparência natural que apresentava em vida e retardar os efeitos naturais da decomposição corporal.

Graças à tanatopraxia, os serviços funerários oferecem a possibilidade de prolongar o tempo de velório, dando a oportunidade para que familiares distantes possam participar dos atos fúnebres ou para que a família possa permanecer mais tempo velando.

Para o sepultamento em outra cidade, a tanatopraxia é fundamental porque, além de cumprir com as determinações legais para o translado, prepara o corpo para deslocamentos longos e posterior cremação ou sepultamento.

Técnica moderna e atualizada de preparação do corpo, além de ser indicada para qualquer tipo de óbito, possibilita realizar a restauração do corpo em diversos casos de acidentes.

Essencial a utilização de produtos conservantes de boa procedência e dosados de acordo com a recomendação para cada caso especifico. Não causa danos ao meio ambiente, propicia uma decomposição cadavérica mais limpa, pois elimina fungos e bactérias resistentes, muitas vezes selecionados em ambiente hospitalar. Esta técnica garante um funeral digno, preservando a saúde dos presentes ao velório.

A Funerária Paraguaçu executa este procedimento por meio de tanatopraxistas devidamente capacitados.