CALOS E CALOSIDADES

CALOS E CALOSIDADES

Calos e calosidades

Quando andamos ou nos levantamos, nosso peso corporal é carregado primeiro no calcanhar e depois na bola do pé, onde a pele é mais grossa para suportar a pressão. Quando essa pressão se torna excessiva, algumas áreas da pele engrossam na forma de calos e calosidades, como uma resposta protetora à reação do corpo à fricção da pele, esfregando-se contra um osso, sapato ou o solo. 

Calosidade

É uma área estendida de pele espessa e dura nas solas dos pés. Geralmente é sintomático de um problema subjacente, como uma deformidade óssea, um estilo particular de caminhar ou calçados inadequados. Algumas pessoas têm uma tendência natural para formar calosidades por causa do seu tipo de pele. As pessoas idosas têm menos tecido adiposo em sua pele e isso pode levar a formação de calos na bola do pé.

Calos

São causados ​​pela pressão ou fricção em áreas ósseas, como uma articulação, e têm um núcleo central que pode causar dor se pressionar um nervo. Existem cinco tipos diferentes de calos, sendo os mais comuns os calos ‘duros’ e ‘macios’:

  • Calos duros – Estes são os mais comuns e aparecem como uma pequena área de pele dura e concentrada, geralmente dentro de uma área mais ampla de pele espessa. 
  • Calos interdigitais – Desenvolvem-se de forma semelhante aos calos duros, mas são esbranquiçados e emborrachados na textura, e aparecem entre os dedos onde a pele está úmida devido ao suor ou à secagem inadequada. 
  • Calos em forma de feijão – São minúsculos e tendem a ocorrer isoladamente ou em na parte inferior do pé, geralmente são indolores. 
  • Calos neurovasculares – Possuem fibras nervosas e vasos sanguíneos. Eles podem ser muito dolorosos e podem sangrar profundamente se forem cortados. 
  • Calos fibrosos – Estão mais firmemente ligados aos tecidos mais profundos do que qualquer outro tipo de calo, eles também tendem a ser muito dolorosos.

Quais são os tratamentos?

O podólogo é o profissional responsável por remover os calos e calosidades de forma indolor, dessa forma a pele então retorna ao seu estado normal. Cremes emolientes retardam a formação de calos e ajudam a melhorar a elasticidade natural da pele. 

Como posso preveni-los?

Se você tem calos ou calosidades, hidrate os pés diariamente com o HomeoPast para ajudar a suavizar a pele espessa. Ele é um creme altamente hidrante e nutritivo que auxilia na emoliencia, proteção e restauração de tecidos.
Você também pode precisar usar calçados mais adequados ao seu pé para reduzir a pressão na área afetada.

FONTES: https://cop.org.uk/foot-health/common-foot-problems/corns-callus/
https://www.askdrshah.com/corns-callosities.aspx https://www.hmulti.com.br/calos_e_calosidades