Como aliviar a dor óssea na gravidez

Como aliviar a dor óssea na gravidez

As dores ósseas e articulares são comuns durante a gravidez e podem piorar no final dela. Neste artigo, te diremos como reduzi-las adicionando alguns hábitos a sua rotina diária.

Muitas mudanças ocorrem no corpo durante esse período. Gradualmente, a barriga cresce e o ganho de peso pode afetar os joelhos, pelve e ossos, em geral. Por isso, é importante conhecer técnicas que te ajudem a reduzir a dor óssea na gravidez.

Como sempre dizemos, você deve consultar seu médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, mesmo que seja uma opção natural. Isso ocorre porque cada corpo é único e o que pode aliviar a dor em uma pessoa pode não ser adequado para outra. Esclarecido isso, vamos ver como reduzir a dor óssea na gravidez.

Quais as causas da dor óssea na gravidez?

Grávida com dor nas pernas

O corpo está sujeito a uma enorme quantidade de alterações durante a gravidez. O crescimento do bebê dentro da barriga mobiliza os órgãos dentro do corpo e, por sua vez, gera ganho de peso.

Assim, não é incomum as mulheres grávidas sentirem dores nas articulações e nos músculos, principalmente nos joelhos, costas e pelve. Embora muitas mulheres possam sentir desconforto em outras partes do corpo.

As três áreas mencionadas são responsáveis ​​por suportar o peso do corpo da mulher e de seu bebê, por isso elas tendem a ser as que mais sofrem nos últimos meses de gravidez.

Além disso, retenção de líquidos típica da gravidez pode, por sua vez, gerar um ganho de peso maior e uma piora no quadro de síndrome do túnel do carpo, que se evidencia pelo formigamento e dor nos dedos.

Como você pode ver, a dor óssea na gravidez é bastante comum e tem uma explicação totalmente lógica devido ao ganho de peso e retenção de líquidos. No caso de gestações múltiplas, dores ósseas podem aparecer antes do terceiro trimestre.

Agora, se você notar inchaço nas mãos, rosto ou outras partes do corpo, consulte seu médico. Ele determinará se é um sintoma normal da gravidez durante o terceiro trimestre ou se, pelo contrário, é uma condição que requer tratamento médico.

Como reduzir a dor óssea na gravidez

1. Se exercite

A ioga para mulheres grávidas pode ajudar a aliviar a dor óssea

Os exercícios de baixo impacto são altamente recomendados durante a gravidez por vários motivos:

Obviamente, você deve conversar com seu médico sobre os exercícios mais recomendados para a sua condição. Em geral, é recomendável caminhar, nadar ou praticar ioga para mulheres grávidas, mas será o médico quem te aconselhará.

2. Massagens

As massagens suaves nas costas e nas pernas podem ajudar a reduzir a dor óssea na gravidez. Se você for a um centro de massagens, verifique se a pessoa que te atende está preparada para tratar mulheres grávidas, pois é muito importante que você não faça movimentos bruscos ou fortes durante esse período.

3. Inclua ômega-3 em sua dieta

O ômega-3 ajuda a manter um bom estado dos músculos e articulações

Consumir peixe e frutos secos regularmente pode te ajudar a combater a dor óssea característica da gravidez. Isso se deve ao fato de que os ácidos graxos ômega-3, de acordo com estudos mais recentes, influenciam no metabolismo ósseo e podem ajudar a prevenir doenças nas articulações como, por exemplo, artrite reumatoide e osteoporose.

4. Calor ou frio

A aplicação de calor ou frio pode ajudar a aliviar a dor nas articulações. Você pode aplicar uma toalha com gelo ou uma almofada elétrica ou de sementes nos joelhos, por exemplo.

5. Pernas para cima

Se você sofre de retenção de líquidos e/ou cãibras nas pernas, é recomendável que uma vez por dia, de preferência antes de dormir, coloque as pernas para cima para melhorar a circulação.

Para fazer isso, deite-se na cama, sem colocar um travesseiro embaixo da cabeça, e apoie as pernas contra a parede. Descanse desta maneira por cerca de 10 minutos.

6. Descanse o suficiente

Descansar e evitar passar muito tempo em pé pode ajudar a reduzir o desconforto.

Dormir é extremamente importante, mas não nos referimos apenas a isso, mas também a desfrutar de momentos de pausa, colocando as pernas para cima e esticando as costas. Você deve fazer algumas pausas por dia para relaxar seu corpo.

7. Para aliviar a dor óssea, evite usar saltos

Sabemos que você quer se sentir bonita, mas se sofrer de dor óssea durante a gravidez, é recomendável que estacione o uso de salto, pelo menos por enquanto. Lembre-se de que não há nada mais importante do que sua saúde e a de seu bebê neste momento.

Por fim, se a dor óssea na gravidez não aliviar com essas dicas, consulte o obstetra para obter as indicações de tratamentos adequados para o seu caso particular. Não se automedique! Lembre-se de que muitos produtos podem não ser recomendados durante a gestação.

FONTE: https://melhorcomsaude.com.br/como-aliviar-a-dor-ossea-na-gravidez/