Como construir um refúgio interior

Como construir um refúgio interior

Como construir um refúgio interior

Em um mundo repleto de estímulos, construir um refúgio interior não é uma tarefa fácil. No entanto, apesar do investimento que exige, é algo muito gratificante. Esse espaço de conexão o acompanhará ao longo da sua vida e permitirá que você cresça sem parar de aprender.

Mas do que estamos falando? Em outras palavras, um refúgio interior é um espaço ao qual você pode recorrer quando o turbilhão dos acontecimentos do dia a dia o absorve e até o oprime. Esse espaço será privado, possibilitando que você dê lugar à intimidade para se permitir ser tão vulnerável ​​quanto quiser.

Cada pessoa terá uma concepção muito particular desse lugar, e cada um precisará de diferentes doses de ingredientes nem sempre iguais para construí-lo. No entanto, apesar das diferenças individuais, podemos falar de uma base comum, ou muitas vezes comum, para os pilares dessa edificação.

Para construir esse refúgio interior, é importante ser capaz de estar em silêncio sem julgar os seus pensamentos, simplesmente deixando-os fluir e não fazendo absolutamente nada, especialmente nos momentos em que você pode fazer esse pequeno exercício diário.

É, de certa forma, uma pequena prática de meditação. Continue lendo para saber mais sobre como construir um refúgio interior e conhecer os benefícios desse processo.

Alcançar a plenitude

Como construir um refúgio interior

Esse lugar não deve ser um lugar de fuga. Pelo contrário, deve ser um lugar para você se conectar consigo mesmo e, ao mesmo tempo, se desligar dos estímulos desnecessários do dia a dia. Será uma espécie de ponto firme ao qual recorrer quando ocorrerem tempestades. Tempestades são todas aquelas situações, cotidianas ou não, que o abalam, o paralisam ou criam tensão.

Quando começar a construir o refúgio interior? Quando você começar a questionar o que aprendeu, a olhar além do meramente superficial. E como fazer isso? Existem três ideias principais:

Dê a si mesmo permissão para não fazer nada por alguns minutos por dia

Dedique alguns minutos por dia para não fazer nada. Um truque simples é aproveitar os momentos que exigem algum tipo de espera (por exemplo, no médico), e não usar o celular, escutar música ou ter outras distrações. Dê a si mesmo este momento para não pensar e simplesmente ser. Em outras palavras, deixe fluir e encontre um pouco de paz em meio à agitação diária.

De certa forma, o objetivo é deixar de buscar estímulos para passar o tempo. Com prática e treinamento, esse pequeno exercício pode se estender a outros momentos do dia, como ao acordar (meditar por alguns minutos) ou ao chegar em casa (deitar no sofá, fechar os olhos e relaxar).

Permita-se ser uma tela em branco

Ao construir um refúgio interior, outra pequena ação que pode ajudá-lo é tentar se desligar de tudo o que é esperado de você e de tudo que você espera dos outros. Conecte-se com a sua essência e afaste o seu ego, seus pensamentos e tudo que pode ancorá-lo em situações passadas.

No refúgio interior, as coisas começam e terminam no aqui e no agora, ou seja, o objetivo é que, nesse espaço, você deixe de prestar atenção no passado e também no futuro.

Viver dessa forma permitirá, com o tempo, que você aproveite o presente sem laços ou expectativas que possam frustrá-lo. Trata-se de se conectar com o que se passa dentro de você neste preciso momento, para enfrentar o que se passa lá fora e sair graciosamente de situações que podem afetá-lo.

Visualize um espaço que lhe dá paz

Outra técnica para construir um refúgio interior é visualizar um espaço que lhe proporcione paz e segurança. Pode ser uma praia paradisíaca, um oásis no meio do deserto, um lugar isolado do barulho da cidade ou uma floresta tropical.

O objetivo é que, uma vez identificado esse lugar mental, você se visualize nele nos momentos em que precisar ter calma e refletir.

Possíveis obstáculos

Quando você começar a construir o seu refúgio interior, pode acontecer de se deparar com alguns obstáculos como a resistência, o medo, a incerteza, a insegurança e a dor. Tudo isso faz parte do processo. Portanto, você não deve se alarmar. Você deve tentar seguir em frente, deixando que seu refúgio tome forma aos poucos, sem pressões nem exigências.

Além disso, é normal que apareçam todas essas resistências ou medos quando você se instala no silêncio, pois não você não está acostumado a parar de pensar ou de agir.

Mas você não deve se preocupar. Trata-se de progredir aos poucos, praticando um pouco a cada dia esses pequenos hábitos para integrá-los à sua rotina e, por fim, construir esse refúgio interior que tanto pode beneficiá-lo.

“O silêncio é uma fonte de grande poder”.
-Lao Tzu-

Benefícios de criar um refúgio interior

Benefícios de criar um refúgio interior

Como esse espaço íntimo e pessoal pode ajudá-lo? O primeiro grande benefício de ter um refúgio interior é que ele permite que você obtenha forças na hora de enfrentar mudanças, situações complicadas ou crises que podem surgir em qualquer momento da vida.

Além disso, construir um refúgio interior lhe proporciona um lugar onde ninguém o julga. É um lugar para respirar e se conectar com o que realmente importa, que é você mesmo.

Outro benefício do refúgio interior, e principalmente se for um recurso no qual você trabalhou e que consolidou ao longo do tempo, é a possibilidade de enfrentar mudanças repentinasEsta é uma ferramenta que lhe permitirá assimilar tudo o que você vivenciou da perspectiva de um observador que não faz julgamentos.

Apesar disso, o refúgio interior não é um mecanismo mágico que o afastará de todo sofrimento e dor, mas sim um espaço para enfrentar as diferentes situações da vida de forma serena e ao qual recorrer quando você se sentir oprimido.

Finalmente, outro benefício de construir um refúgio interior é que este é o primeiro passo para entender que tudo o que você está procurando e tudo que você precisa está dentro de você mesmo.

Se não tivermos paz dentro de nós mesmos, é inútil procurá-la em fontes externas”.
-François de La Rochefoucauld-

FONTE: https://amenteemaravilhosa.com.br/como-construir-um-refugio-interior/