Como fugir das temidas contusões da corrida

Como fugir das temidas contusões da corrida

Confira o texto publicado por Marcio Atalla ensinando como fugir das temidas contusões da corrida.

Eu arrisco dizer que, atualmente, a atividade física mais democrática e mais praticada entre as pessoas que fazem algum exercício é a corrida. O problema é que ela também é uma atividade que provoca muitas lesões e contusões, por ser de altíssimo impacto. As assessorias de corrida da USP fizeram um levantamento e cerca de 60% dos corredores ficam pelo menos 1 mês parados no ano por conta de lesões. Quando falamos em saúde, esse número é bem alto.

Mas isso não deve desencorajar os novos corredores nem parar os já praticantes de corrida. Muitas estratégias podem evitar que isso aconteça. Uma delas é bastante óbvia: não exagerar, ou seja, não correr todos os dias. Em vez disso, procure alternar com outras atividades aeróbicas e até mesmo exercícios de força, que ajudam a manter a massa muscular das pernas e também protege-las do impacto.

Para muitas pessoas, correr é um vício e deixar de treinar um dia que seja já é muito sacrifício. Então, a dica para esses ‘fanáticos” é que procurem variar os solos, optando por terra batida, grama, subidas e esteiras, que contam com sistema de amortecimento.

Ainda vale lembrar que a escolha do tênis é muito importante para quem quer evitar contusões, e hoje há de diversos tipos: rápidos, para treinos mais longos, com mais amortecimento, para diferentes pisadas, etc. O bacana é escolher bem o tênis, testar e perceber com qual deles o corredor se sente melhor e se sinta mais confortável. Claro que o tênis não é pra sempre. Depois de cerca de 800 km ele deve ser substituído, porque e desgaste do solado já não garante proteção.

Uma dica importante pra quem quer começar a correr e pretende aumentar as distâncias e participar de provas é fazer treinos educativos para melhorar a técnica e correr de forma mais funcional, diminuindo o tempo de aterrissagem e melhorando a performance. Afinal, ao aterrissarmos em apenas um pé, suportamos cerca do dobro de nosso peso corporal, e quanto menos tempo durar essa passagem, mais evitaremos lesões.

A corrida é um passeio, deve ser agradável e sem sofrimento. No início sentimos um desconforto, sim. É a respiração que fica descoordenada e também nosso corpo se adaptando à demanda de produção de energia até atingirmos o que chamamos de estado estável, quando voltamos a encontrar o equilíbrio na produção de energia. Porém, quanto mais corremos, mais nosso corpo acostuma com a mecânica, com o impacto, com a respiração, tornando-se uma atividade mais prazeirosa.

Então, aproveite as dicas para evitar contusões da corrida, troque de roupa e faça sua corridinha!

Sobre o autor: Marcio Atalla é Professor de Educação Física, autor de livros e apresentador de programas de TV. Um deles é o Medida Certa do Fantástico, na TV Globo. Ele também é nosso parceiro e Embaixador dos produtos Ortho Pauher.

Fonte: http://www.orthopauher.com/2014/final.asp?language=pt&cid=169