Como lixar a unha corretamente

Como lixar a unha corretamente

Saber lixar a unha não é para qualquer um. Ter unhas lindas, bem cortadas e lixadas para crescerem saudáveis parece bem simples, mas é preciso prestar bastante atenção ao manipulá-las para evitar a desarmonia nas mãos, afinal ninguém quer ficar com as unhas tortas ou curtas demais.

Lixar as unhas não é apenas deixar sua mão mais bonita e bem cuidada. O ato de lixar é a chance de remover impurezas e células mortas e de corrigir possíveis falhas de crescimento. Aprenda como lixar de maneira correta e você nunca mais sofrerá com descamação das unhas ou a quebra da mesma.Para entender os passos a serem tomados para lixar corretamente suas unhas, é preciso primeiramente conhecer sua anatomia. 

Nossas unhas possuem três camadas:

  • Profunda: Parte mais fina da unha que recobre o leito;
  • Intermediária: Parte da unha responsável que dá volume;
  • Superficial, que reveste a placa como um todo e é composta por células desvitalizadas. 

Formatos e dicas para lixamento das unhas: 

– Formato Arredondado: É indicado para aqueles que desejam manter suas unhas curtas ou também para os que possuem unhas frágeis. A principal vantagem desse formato é pelo fato de quebra menos.

– Formato Oval: Sua indicação é mais comuns para mulheres com dedos curtos, pois nesse formato as unhas dão impressão de alongamento.

– Formato Quadrado: Este é o formato predileto das mulheres nos salões de beleza. Isto por deixar dedos mais finos e longos de forma mais proporcionais a mão. 

Em relação a forma que as unhas devem ser lixadas, considere como principal dica evitar o movimento de “vai e vem” durante o processo. Para evitar que as camadas da unha seja separadas é mais indicado lixar em apenas um único sentido.

Para lixar as unhas sempre na mesma direção faça movimentos das extremidades até o centro, retornando ao ponto de partida até notar que a forma desejada foi alcançada. Esta técnica ajuda a lixa a selar a ponta da unha. Isso faz com que a unha fique mais lisa e bem-acabada, evitando lascas ou fissuras. Apesar de mais demorada que a forma comum de se lixar as unhas, a recompensa em resistência e qualidade são bem maiores.

Por conta da fragilidade da anatomia das unhas, procure por lixas adequadas. Quanto mais macias e delicadas melhor. Lixas muito ásperas podem provocar a separação das camadas internas. Sempre que essas camadas se separam, formam-se fissuras que fragilizam a unha e ocasionam quebras e rupturas.

Outra importante dica para quem costuma amolecer as cutículas, deixando as unhas de molho, é lixar as unhas antes pois a umidade torna a unha mais quebradiça além do risco de contrair onicomicose. Falando em alergias e infecções, considere que os instrumentos de manicure são em sua maioria de uso individual, com a lixa não pode ser diferente! 

Dicas de lixamento para cada formato de unha: 

– Formato Quadrado deve ser lixado pelo topo primeiro

– Formato Redondo deve ser lixado com a lixa curva

– Formato Oval deve ser lixado em direção do canto ao centro da unha

– Formato Unhas ‘bailarina’ deve começar a ser lixada pelas pontas

– Formato Squoval deve ser lixado primeiro deixando quadrada para depois do topo dela em lixar em apenas uma direção. Depois, lixe cada canto levemente em forma de curva

.- Formato Stilleto Primeiro deve ser cortada a unha pelos lados com o alicate ou tesoura, e só então niveladas as laterais, usando a lixa de cima para baixo, em direção ao topo 

Formato de unha

Quanto ao formato das unhas, escolha o que mais valoriza suas mãos. Quem tem unhas fracas ou apenas prefere evitar quebras e lascas, pode apostar no formato ovalado. Já para os pés, a melhor opção é sempre o formato quadrado, que diminui o encravamento, pois faz com que haja menos chances da unha entrar pela pele do canto do dedo ao caminhar.

Fonte: http://www.orthopauher.com/2014/final.asp?language=pt&cid=176