Confira 8 benefícios da yoga e quais as vantagens para o corpo

Confira 8 benefícios da yoga e quais as vantagens para o corpo

A yoga é uma prática que une vantagens ao corpo, à mente e ao espírito. A filosofia é milenar e tem como objetivo principal levar o praticante a um estado de paz e tranquilidade, colocando-o em contato consigo mesmo. Muitas pessoas se perguntam quais os benefícios da yoga para o corpo e a saúde.

A prática é importante para o aumento da flexibilidade, a redução do estresse e o emagrecimento. Quanto mais a atividade é praticada, mais rápido é possível notar os resultados. O ideal é que você se dedique à yoga diariamente, pelo menos durante os primeiros meses. Depois disso, é possível manter tudo o que foi conquistado praticando duas ou três vezes por semana.

Neste post, vamos mostrar 8 benefícios da yoga para o corpo. Confira!

Quais são os benefícios da yoga?

1. Aumenta a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é um dos mais importantes benefícios da yoga. Durante a primeira aula, provavelmente você não conseguirá tocar os dedos do pé, mas não se preocupe, pois, com o tempo, é possível notar uma evolução gradual. Eventualmente, poses difíceis de realizar tornam-se naturais.

Ao mesmo tempo, você vai perceber que algumas dores desapareceram — o que não é coincidência. A falta de flexibilidade pode causar uma postura ruim e sobrecarregar ligamentos e músculos, causando dor e desconforto.

2. Reduz o estresse

A meditação realizada durante a yoga faz com que você se concentre no presente, relaxe e desocupe a mente dos problemas do passado ou do futuro. Por isso, a prática favorece a estabilidade emocional, dando a sensação de paz interior, bem-estar e equilíbrio mental para enfrentar as situações do dia a dia.

Ainda devido à sensação de relaxamento, a yoga também ajuda no tratamento de doenças como a depressão. É importante também para o aumento do otimismo, da autoconfiança, da concentração, assim como a diminuição da irritabilidade — o que ajuda a melhorar as relações interpessoais.

3. Ajuda no emagrecimento

Quando praticada regularmente, a yoga ajuda a tonificar os músculos e a acelerar o metabolismo. Isso varia de acordo com o estilo e a frequência, sendo que os exercícios mais dinâmicos promovem uma perda de gordura maior.

Como efeito secundário, a atividade ajuda a diminuir a ansiedade e suas consequências, como a vontade de comer compulsivamente. Assim, a quantidade de calorias consumidas no dia diminui.

4. Melhora a postura

Praticar yoga também ajuda muito a melhorar a postura corporal. Esse benefício é excelente para quem trabalha com o computador e passa várias horas do dia sentado em frente à máquina.

Manter uma postura correta significa ter consciência de seu espaço e deixar o corpo alinhado. Algumas poses clássicas da atividade ajudam muito nesse desafio. Entre elas, você deve conhecer:

  • tadasana: excelente para aprender a maneira correta de ficar em pé;
  • shishu asana: ajuda a relaxar as costas e os ombros;
  • utkatasana: fortalece os joelhos e promove maior flexibilidade da lombar.

5. Reduz a ansiedade

A diminuição da ansiedade é um dos principais benefícios da yoga. Como a prática envolve a meditação, é possível sair e relaxar dos ritmos frenéticos do dia a dia e das preocupações. Com isso, entramos em contato com o nosso interior e percebemos que os problemas podem não ser tão grandes assim.

6. Alivia as dores no corpo

Com a prática da yoga, o indivíduo passa a ter uma maior consciência corporal, ou seja, ele terá uma percepção melhor da postura, da forma como se senta, como anda e dos sinais de tensão muscular.

Dessa maneira, é possível corrigir algumas alterações, prevenindo danos à coluna e às articulações do corpo. Os alongamentos e exercícios de postura também auxiliam na liberação da tensão e proporcionam flexibilidade aos músculos.

7. Melhora a saúde dos ossos

Como sabemos, os exercícios que utilizam pesos ajudam a fortalecer os ossos e previnem a osteoporose. No entanto, a yoga também pode contribuir para esses benefícios, já que diversas posições exigem que a pessoa levante o próprio peso — algumas delas específicas para os ossos dos membros superiores, que são mais vulneráveis a fraturas.

Com isso, é possível também melhorar a densidade dos ossos das vértebras com algumas semanas de yoga. A prática também pode controlar os níveis de cortisol, auxiliando a controlar o estresse.

8. Controla os batimentos cardíacos

A yoga possibilita a melhora do funcionamento dos pulmões e do coração, já que regula o funcionamento do sistema nervoso, além de auxiliar na pressão arterial, batimentos cardíacos e circulação do sangue.

Além disso, a capacidade de respiração também é beneficiada, em decorrência dos exercícios de controle da respiração e expansão dos pulmões. Assim, a prática ajuda a melhorar o condicionamento físico, mas de maneira diferente dos exercícios físicos convencionais.

Quais as melhores técnicas de yoga?

Ásana

Essa técnica conta com posições físicas muito elaboradas para proporcionar força, flexibilidade articular e alongamento muscular. A princípio pode parecer apenas exercícios corporais, mas em uma análise mais profunda, provoca mudanças psicológicas, desenvolvendo a consciência corporal, alterando o comportamento e aumentando a força de vontade.

Yoganidrá

O yoganidrá é uma técnica desenvolvida para conduzir o praticante de yoga a um estado intermediário entre a vigília e o sono. Em geral, é usado em algumas ocasiões que pedem um recondicionamento total da mente ou em um relaxamento profundo que visa a recuperação das energias.

Pránáyáma

A técnica pránáyáma possibilita o controle da energia corporal com uma grande influência sobre o equilíbrio emocional.

Ashtanga

Nessa técnica, a aula pode ser guiada por um instrutor ou a pessoa segue o seu próprio ritmo. Existem 6 séries de posturas com sequência fixa. Para praticar a série seguinte, o praticante deve dominar todas as posturas da anterior. O grande diferencial da Ashtanga é a postura mais pesada. A técnica ensina e exige bastante disciplina e é ideal para quem gosta de desafios físicos.

Existem inúmeros benefícios da yoga e as lesões causadas pela prática não são tão frequentes. Em geral, os riscos estão relacionados ao excesso de treinamento e aos erros nas poses. Problemas no quadril, joelhos e outras articulações podem acontecer por posições incorretas. Por isso, respeitar os próprios limites durante a atividade é essencial.

FONTE: https://blog.ortoponto.com.br/confira-4-beneficios-da-yoga-e-quais-as-vantagens-para-o-corpo/