Estratégias para melhorar seu condicionamento físico

17 de junho de 2015

Caminhadas, trotes, musculação e ginástica localizada são boas opções

O estilo de vida adotado, atualmente, pela maioria das pessoas, está norteado no sedentarismo, aliado ao uso crescente da tecnologia, leva milhares de pessoas a inatividade. Com isso, o condicionamento físico da população está bem abaixo do esperado.

Os exercícios físicos e atividades físicas colocam o seu corpo em movimento. A melhora do condicionamento físico é obtida com programas de exercícios físicos, nesses programas devemos dar atenção aos exercícios aeróbios e musculares. Essa preocupação é primordial, já que perdemos força, decorrente a não utilização dos músculos com frequência quando estamos sedentários e prejudicamos nosso sistema cardiorrespiratório quando deixamos de nos movimentar. Isso causa o surgimento de doenças ao longo dos anos.

Recomendamos, exercícios integrados, como circuito de exercícios, aeróbios e musculares para melhorar o condicionamento físico.

melhorar seu condicionamento físico juntas

Existem muitos exercícios aeróbios que melhoram o seu condicionamento físico, exemplos: caminhadas, trotes, treinos de mudanças de velocidades entre trotes e caminhada, pedalar, nadar, correr, patinar. Exemplos de exercícios musculares para melhorar o seu condicionamento físico: musculação, exercícios funcionais, ginástica localizada. Os treinos integrados, onde trabalham exercícios aeróbios e musculares são muito interessantes, já desenvolvem as duas capacidades físicas, musculares e aeróbia, alguns exemplos são os treinos com Kettlebell, equipamento muito eficiente para melhorar o condicionamento físico, treinos de Crossfit, treinamento funcional.

Indicado para você: Treinamento Queima de 48 Horas

“O princípio do treinamento é realizar exercícios simples de alta intensidade que aumentam a frequência cardíaca rapidamente e estimulam a queima de gordura em níveis mais elevados do que os exercícios tradicionais. Além de melhorar seu condicionamento físico, aproveite e SUBA DE NÍVEL, Aqui“.

Os melhores exercícios irão depender do atual nível de condicionamento físico que você está. Em indivíduos sedentários recomendamos atividades para melhor adaptar ao treinamento, como a natação, musculação, caminhas, ginástica localizada, pedalar. Essas atividades irão preparar o seu corpo para treinamento mais específicos, muito importante obedecer uma progressão de cargas e intensidade dos treinos. Primeiro preparamos o organismo, e após isso iremos aumentar gradativamente a intensidades dos treinos.

É possível melhorar o condicionamento físico cada vez mais. É importante que as pessoas realizem uma avaliação de movimento e cardiorrespiratória para que o treinador possa traçar um plano de treinos mais eficiente e adequado ao seu condicionamento físico.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) nos recomenda:

Para condicionamento físico e benefícios importantes à saúde, um adulto precisa de pelo menos:

1 – Atividade de fortalecimento muscular em dois ou mais dias na semana que trabalhem todos os grupos musculares principais

2 – Praticar 150 minutos semanais de exercícios físicos aeróbicos de intensidade moderada, como caminhada rápida (para pessoas com menos condicionamento físico) ou jogging leve (para pessoas com mais condicionamento físico).

Ou:
75 minutos semanais de exercícios físicos de intensidade vigorosa, mistura equivalente de exercícios físicos moderados ou vigorosos (aeróbios e musculares, exemplo: circuitos de exercícios, Kettlebell, treinamentos funcionais).

Para mais condicionamento físico e benefícios à saúde ainda maiores:

3 – Exercícios de fortalecimento muscular em dois ou mais dias na semana que trabalhem todos os grupos musculares principais, e 300 minutos semanais de exercícios físicos aeróbicos de intensidade moderada, como caminhada rápida (para pessoas com menos condicionamento físico) ou trote (para pessoas com mais condicionamento físico).

Ou:
150 minutos semanais de exercícios físicos de intensidade vigorosa como corrida.

É muito importante a orientação e a prescrição do treinamento por um profissional de Educação Física, pois ele tem uma formação em fisiologia, cinesiologia, biomecânica e conhece os princípios de treinamento para formatar o melhor treino de acordo com a sua aptidão física, condicionamento físico atual, idade, sexo, condições de saúde.

Fonte: Minha Vida