O cabelo pode cair por causa da dieta cetogênica?

O cabelo pode cair por causa da dieta cetogênica?

O cabelo pode cair por causa da dieta cetogênica?

Você provavelmente já ouviu falar que a dieta cetogênica, ou de restrição calórica, pode afetar a queda de cabelo. A seguir, vamos falar sobre esta relação.

A questão de saber se há relação entre a dieta cetogênica e a queda dos cabelos surgiu entre aqueles que optaram por ela e entre aqueles que estão dispostos a colocá-la em prática. Esse tipo de dieta, que restringe o consumo de carboidratos, tem ganhado popularidade graças aos seus diversos campos de aplicação.

É uma orientação alimentar eficaz quando se trata de perder peso, controlar a diabetes e até prevenir o aparecimento de outras doenças metabólicas. No entanto, nem todos têm uma boa adesão a ela.

Além disso, muitos querem saber se a restrição de carboidratos poderia estimular a alopecia, o nome técnico da queda de cabelo. A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a relação da dieta cetogênica e a queda dos cabelos. Assim, você mesmo poderá avaliar os prós e os contras desse tipo de alimentação e decidir se este é um plano adequado para você.

As causas gerais da queda de cabelo

A queda de cabelo é um fenômeno característico dos idosos, embora em alguns casos possa começar após a adolescênciaGeralmente, a carga genética é o que determina esse processo.

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of American Academy of Dermatologya queda dos cabelos ocorre devido ao aumento da produção de testosterona após uma certa idade. Isso é determinado pelo DNA celular.

Embora os genes influenciem a alopecia, é possível retardar sua progressão com a ajuda de diversos fatores ambientais, como a dieta. Como exemplo, temos a alopecia areata, que podemos retardar se obtivermos vitamina D de maneira adequada. Isso é o que afirmam alguns estudos publicados na literatura científica atual.

Homem com queda de cabelo
A queda de cabelo nos homens está associada à sua genética e à ação hormonal da testosterona.

Os níveis hormonais podem determinar a queda de cabelo

Um aspecto capaz de induzir a alopecia abrupta são as alterações hormonais. O uso da testosterona como medicamento para aumentar o anabolismo e intensificar a energia pode estar relacionado à queda de cabelo.

Esse hormônio é capaz de influenciar o crescimento do cabelo, portanto, a sua administração fora das vias naturais modifica as características sexuais secundárias. Uma delas é a distribuição dos cabelos, com a clássica careca dos homens, na parte superior do crânio e nas laterais da testa.

É por isso que os fisiculturistas que usam drogas anabolizantes frequentemente apresentam uma perda generalizada de cabelo e pelos corporais. No entanto, o uso dessas substâncias não afeta a todos da mesma forma. Ainda há um componente genético por trás que pode modificar essa resposta.

A dieta influencia a alopecia?

Como mencionamos, a alopecia é determinada por um forte componente genético. Apesar de tudo, suspeita-se que algumas mudanças nos padrões alimentares influenciem esse processo para melhor ou para pior. No entanto, não existem estudos humanos conclusivos a este respeito.

Há estudos em animais, precisamente em ratos, para descobrir se a disbiose intestinal e a privação de vitaminas B alteram a progressão do distúrbio. Uma pesquisa publicada na revista Cell Reports concluiu que a privação da ingestão de biotina causaria alterações na pele dos animais e estimularia a perda de pelo. No entanto, testes em humanos seriam necessários para confirmar esta associação.

Pode haver relação entre a dieta cetogênica e a queda dos cabelos?

Não há artigo científico ou evidência atualizada que consiga associar esse tipo de dieta, ou outro plano alimentar restritivo, ao aumento da alopecia. Desta forma, podemos dizer que não há relação entre a dieta cetogênica e a queda dos cabelos.

Existem alguns relatos de casos, notificados por médicos ou grupos de profissionais, sobre um determinado caso que aconteceu e do qual não houve registro. Informou-se o caso de uma pessoa submetida a esse plano alimentar que experimentou uma redução na sua densidade capilar. Entretanto, um fato individual não é suficiente para estabelecer uma relação geral.

A queda de cabelo está ligada a processos emocionais relacionados ao estresse, alterações hormonais que levam ao aumento da produção de testosterona ou até fatores genéticos. Entretanto, a restrição calórica ou de carboidratos não parece, no momento, ter um efeito significativo neste processo.

Homem com alopecia
A alopecia clássica em homens responde à ação do hormônio testosterona.

Não é possível relacionar a dieta cetogênica e a queda dos cabelos.

Seus cabelos podem cair durante a dieta, mas não por causa dela. A queda de cabelo se relaciona mais fortemente a fatores genéticos do que ambientais.

Talvez a dieta influencie esse processo de alguma forma, embora no momento não se tenha descoberto exatamente como o faz. Alguns especialistas recomendam a suplementação de vitaminas para evitar esse processo, embora também não haja evidências sólidas a respeito de quais suplementos usar.

O estresse e as alterações hormonais são capazes de determinar a queda de cabelo. O uso de anabolizantes pode estimular essa perda, além de modificar outros aspectos relacionados à aparência e sexualidade. No entanto, a restrição calórica ou de açúcar não parece influenciar o processo.

FONTE: https://melhorcomsaude.com.br/dieta-cetogenica-queda-dos-cabelos/