Pele negra: saiba como deixá-la saudável e sem manchas

Pele negra: saiba como deixá-la saudável e sem manchas

Como qualquer tipo de pele, os cuidados com a pele negra devem começar com o uso de sabonete mais indicado à sua necessidade. (IStock/Getty Images)

Esfoliar e hidratar a pele são passos importantes nos cuidados diários e semanais com a pele

É comum que pessoas de pele negra produzam maior quantidade de sebo e oleosidade no rosto, conferindo um aspecto esbranquiçado, principalmente em épocas mais frias do ano. Por isso, é preciso utilizar produtos adequados a cada região do corpo para evitar desconfortos. Esfoliar e hidratar a pele são passos importantes nos cuidados diários e/ou semanais com a pele e, nesse caso, a indicação de dermocosméticos como séruns com ativos antioxidantes e tônicos faciais, por um dermatologista, é o ideal.

Cuidados

Como qualquer tipo de pele, os cuidados com a pele negra devem começar com o uso de sabonete mais indicado à sua necessidade (mista, seca ou oleosa), além do protetor solar diário com fator de proteção 15, no mínimo. A grande quantidade de melanina ajuda na proteção solar, porém, também deixa a cútis mais propensa ao aparecimento de manchas como hiperpigmentações e melasma.

O alto nível de colágeno permite que seja mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como rugas e linhas de expressão, mas também aumenta a possibilidade de produção de queloides.

Para uma pele mais iluminada, uniforme e viçosa, a vitamina C, assim como o ácido Kójico, são recomendados para prevenir o envelhecimento precoce e estimular a produção de colágeno. Em consultório, podem ser realizados peelings químicos (a base de ácidos indicados por dermatologistas) ou físicos (como cristal e diamante) e lasers, como o Nd:Yag e lasers fracionados.

Outra questão comum a esse fototipo é a foliculite secundária a pelos encravados. Esfoliar a pele antes da depilação com cera ou lâmina e hidratar bem após, ajuda a proteger a pele contra agressões ambientais e inflamações. Em casos mais graves, a depilação à laser poder ser uma boa opção, mas é preciso se consultar com um dermatologista para avaliação e indicação do melhor tratamento para sua pele.

FONTE: https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/pele-negra-saiba-como-deixa-la-saudavel-e-sem-manchas/