POR QUE A PELE RESSECA E COMO LIDAR COM ISSO?

POR QUE A PELE RESSECA E COMO LIDAR COM ISSO?

Você pode já saber que o frio resseca mais a pele, não é? Afinal, basta passar pelo outono/inverno pra sentir na pele,literalmente! Mas a perda da oleosidade da epiderme pode ser causada por outros muitos fatores, sabia? E, de todo o jeito, a questão é: como lidar? Prevenir, tratar, amenizar? Identificar as causas é super importante para conseguir hidratar a pele!

Então, vamos às principais causas para o ressecamento: Uso exagerado do sabonete; ingerir pouca quantidade de água por dia; ambientes muito secos ou com vento; clima frio (e a consequente redução da umidade do ar e também da transpiração); exposição ao sol; banhos demorados e quentes (no inverno ou no verão!); água com cloro; tecidos sintéticos; doenças (como diabetes ou psoríase); fatores hormonais; idade; uso de hidratante para determinadas regiões do corpo só que em áreas diferentes; efeitos colaterais de remédios.

E o que fazer então? Hidratar! Mas do jeito certo! E você sabe qual é? Antes de qualquer coisa, pegue tudo que não hidrata a pele (a listinha aí em cima) e faça ao contrário. Comece pelo sabonete, por exemplo. O ideal é usar neutro ou hidratante, e de preferência líquido. E não precisa passar em todo o corpo, somente na região íntima e axilas. Em relação aos produtos para hidratação, a dica é:

Passe o hidratante (ou um óleo) para pele seca, em todo o corpo e até 3 minutos após o banho;

Utilizar cremes específicos para regiões como mãos, pés, cotovelos e joelhos;

Depois de entrar na piscina com cloro, aplicar o hidratante ou óleo em todo o corpo.

Vale dizer que o processo e o tempo de recuperação da pele não são os mesmos para todas as áreas do corpo. Isso por conta das glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção da oleosidade natural em diferentes concentrações nas diferentes áreas do corpo.

As pernas, por exemplo, costumam ter menor concentração glândulas sebáceas e, por isso, são mais ressecadas. Por isso também que é recomendado usar o produto adequado a cada parte. E redobrar os cuidados em áreas como pescoço, rosto, colo, braços, lábios, mãos, joelhos e pés, que podem chegar a descamar. Além de ficarem atento (a) em relação aos sintomas da pele seca, como coceira, locais descascados, rachaduras, linhas finas e vermelhidão.

Fonte: https://www.hmulti.com.br/pes-maos/por-que-a-pele-resseca