Por que estou tendo dificuldade para fazer as coisas?

Por que estou tendo dificuldade para fazer as coisas?

Por que estou tendo dificuldade para fazer as coisas?

Está mais difícil do que nunca fazer as coisas? Você sente que está procrastinando excessivamente e não sabe por quê? Essa situação pode ser muito frustrante, por isso hoje queremos falar sobre como administrar essa situação.

“Estou tendo dificuldade para fazer as coisas.” Nos últimos meses, muitas pessoas têm compartilhado desse sentimento. É como se, de repente, a coragem, a iniciativa e até motivação tivessem escorrido pelo esgoto da apatia constante. É um sentimento pegajoso que torna impossível ter um bom desempenho no trabalho, desfrutar dos nossos relacionamentos e até mesmo projetar metas de longo prazo.

Esse tipo de realidade não é trivial. Essa falta de desejo e até mesmo a falta de esperança diária é como a ferrugem que permeia nosso músculo mental, enfraquecendo-o aos poucos. Perceber uma baixa autoeficácia, perceber que tudo nos custa muito e que precisamos de duas horas para algo que poderíamos resolver em meia hora mina nosso ânimo e, acima de tudo, estressa.

É importante monitorar esses tipos de situações. Não podemos permitir que essa experiência debilitante nos acompanhe por mais de dois ou três dias. Se essa sombra nos perseguir por semanas ou meses, pode ser um sinal de um problema psicológico, como a depressão.

Vamos analisar um pouco mais esse assunto.

Homem cansado de tanto trabalhar

Por que estou tendo dificuldade para fazer as coisas? Causas a considerar

Há dias em que conseguimos lidar com qualquer coisa e dias em que não conseguimos fazer nada. No entanto, isso é perfeitamente normal. É impossível manter sempre a mesma atitude inabalável perante a vida, o mesmo espírito e o mesmo desejo. Somos pessoas, não robôs. Ter altos e baixos, passar por certos momentos em que vemos tudo de forma obscura e o desejo e as motivações são escassos é permissível, assim como comum.

Mesmo assim, é verdade que aquela sensação de preguiça e a falta de vontade chegam a assustar. Nós não podemos descartar um problema de saúde, tais como a deficiência de um nutriente, como ferro, magnésio ou as vitaminas do complexo B. Os distúrbios da tireoide, assim como qualquer alteração hormonal, também costumam levar a esse desânimo ou falta de energia física.

Se estivermos passando por aqueles dias em que temos dificuldade de fazer as coisas e temos a certeza de que não é devido a problemas de saúde, é hora de avaliar outros aspectos. Essas seriam algumas dimensões sobre as quais refletir.

Excesso de preocupações e incertezas

John Milton disse que a mente pode tornar nossa vida um paraíso ou um inferno. Assim, quando passamos por aqueles momentos em que as preocupações são muitas e os dias calmos são poucos, o cérebro pode recorrer aos clássicos bloqueios por estresse. É como uma interrupção na atividade cognitiva. De repente, ele desacelera, fica difícil pensar, atender, reagir, responder…

Tudo isso se deve a esse excesso de preocupação acompanhada, por sua vez, por um estado emocional marcado por angústia e ansiedade. Da mesma forma, nossa própria incerteza sobre o futuro também nos deixa “presos” e suspensos naquele estado de entorpecimento mental do qual é tão difícil sairmos.

Você está procrastinando, mas por que motivo?

“Estou tendo dificuldade para fazer as coisas. Eu sei que quanto antes começar, mais rápido termino, mas não encontro incentivo nem motivação e acabo desistindo. O pior é que agir assim me deixa mal e o desconforto aumenta”.

A procrastinação é uma má companheira de vida, pois além da procrastinação no cumprimento das nossas tarefas, ainda aumentamos as emoções negativas. A imagem que temos de nós mesmos fica distorcida, nosso senso de autoeficácia se perde e, quase sem perceber, acabamos cavando o túnel perfeito para a depressão.

Estudos como os realizados na Universidade de Pamukkale (Turquia) indicam que os pensamentos irracionais muitas vezes estão por trás da procrastinação. Pensar que vai dar tudo errado, que não somos competentes, que vão nos julgar ou criticar por isso ou aquilo acaba nos atrapalhando. No entanto, os seguintes fatores também são comuns:

  • Aversão a essas tarefas.
  • Medo de falhar e cometer erros.
  • Ser muito perfeccionista.
  • Sensação de não ter controle sobre o que nos rodeia.
  • Uma depressão ou uma elevada ansiedade subjacente.

Você está procrastinando, mas por que motivo?

Os medos que paralisam e desmotivam

Já faz algum tempo que você está se perguntando por que está tendo dificuldade para fazer as coisas. Vários dias se passaram e você percebe que a sua vontade não volta, que tudo se torna uma montanha para você e que aquela montanha está prestes a desabar. Caso você se perceba assim, pergunte-se do que você tem medo.

O grande comunicador e divulgador Eduard Punset dizia que a felicidade é a ausência do medo. Esta é uma grande verdade. No entanto, na maior parte do tempo, nem mesmo temos consciência de que essa emoção permeia todo o nosso ser e todas as divisões da mente.

Tememos o futuro. Temos medo de não saber, ficamos angustiados porque as coisas não saem como esperávamos. Essas sensações orquestradas por aquele medo silencioso, mas difuso e persistente, acabam diminuído a nossa motivação. Também obscurecem a esperança e enfraquecem a motivação.

A dificuldade de fazer as coisas não é preguiça, é infelicidade

Às vezes é difícil fazer as coisas não por preguiça, mas por mau humor. Ficamos com raiva sem saber por quê, e essa irritabilidade nos impede de agir. Agora, muitas vezes o mau humor é só a tampa de uma garrafa, de uma garrafa que, ao ser aberta, exala outras realidades, outras sensações.

Uma delas é a infelicidade. Nesse sentido, o ideal é estar consciente de que a vida que levamos não é do nosso agrado, de que há algo dentro de nós que está fora de sintonia e que não sabemos como resolver. Quando o estilo de vida que levamos está em descompasso com as nossas necessidades, desejos e valores, tudo é infinitamente mais difícil e nos afogamos nesses buracos negros. Não é bom ficar preso a esse tipo de realidade.

Seja qual for a situação que esteja causando essa falta de motivação, é necessário fazer mudanças. Vamos agir, porque o melhor motor para a felicidade, a mudança e o bem-estar é a ousadia de tomar novas decisões. A melhora não vai demorar a chegar.

fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/dificuldade-para-fazer-as-coisas/